Notícias

26/06/18

REMA

Mês de Junho em São Francisco de Itabapoana

Que tal relembrarmos as nossas ações que aconteceram neste mês de junho? Para começar, vamos falar sobre uma reunião que tivemos com as organizações de juventude que aconteceu no dia 14 no espaço do PEA NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos). Neste dia, o Coletivo Jovens em Conexão Ambiental (Projeto REMA) juntamente com o NEA-BC e a Pastoral da Juventude se reuniram para conversar sobre o período previsto para o lançamento do edital de convocação de conselheiros para compor o Conselho Municipal de Juventude. Além disso, esta reunião teve como encaminhamento que as organizações estariam responsáveis por mobilizar outros grupos de jovens para se inscreverem assim que o edital for publicado.

A segunda atividade que aconteceu em junho foi o V Módulo de Formação, que teve como tema: Conhecendo o território brasileiro, sua história e trajetória até a atualidade. Neste Módulo os jovens puderam conhecer o outro lado da história do Brasil que não é contada nos livros didáticos. Para facilitar a discussão, foi passado o filme “Uma história de amor e fúria” que mostra quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravização, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra de água.

No dia 19/06 o Coletivo se reuniu com os PEA’s (FOCO e PESCARTE) para discutirem sobre a audiência pública que acontecerá no dia 21/06 sobre o desmembramento da secretaria de agricultura e pesca. Durante a reunião, os representantes dos PEA’s discutiram como será feita a mobilização dos pescadores para participar desta audiência. No dia seguinte, o Coletivo esteve presente da audiência pública da LDO, onde representantes da sociedade civil organizada levaram propostas para o governo inserir no orçamento público. Dentre as proposta sugeridas pela sociedade civil estão: verba para os blocos tradicionais de carnaval do município, orçamento participativo, projeto de saneamento básico no município, casa dos Conselhos, entre outros.

Estas foram algumas atividades que aconteceram neste mês. Para ficar por dentro do que acontece no nosso Coletivo, não deixem de acompanhar nossa página no Facebook.

c