Notícias

29/09/15

NEA-BC

O Projeto NEA-BC marca o final do 2º Ciclo com Evento de Culminância e Avaliação

O Projeto NEA-BC marca o final do 2º Ciclo com Evento de Culminância e Avaliação

O NEA-BC realizou nos dias 26 e 27 de setembro, em Cabo Frio, o Evento de Culminância e Avaliação com a presença de comunitários de todos os 13 municípios de abrangência do projeto. Participaram da Culminância cerca de 150 pessoas entre comunitários, equipes técnicas, diretoria da Associação NEA-BC, coordenadores, representante do Ibama e o gerente do Meio Ambiente da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro (UO-Rio) Rubinei Rodrigues, além de integrantes de outros PEAs da região.

Abertura do evento com as falas institucionais.

O evento marcou a conclusão do 2º Ciclo do projeto e contou com a participação especial do professor José Quintas que abriu os trabalhos falando sobre a “Educação Ambiental para Gestão e seu Histórico”. O Analista Ambiental do Ibama Anderson Vicente, também marcou presença durante todo o evento e fez uma avaliação muita positiva dos resultados alcançados pelo projeto neste Ciclo.

Professor José Quintas durante sua apresentação. 

  

Anderson Vicente, representando o Ibama, órgão licenciador que conduz o Projeto NEA-BC.       

O primeiro dia foi de apresentações de resultados com todos reunidos na plenária e em um espaço lúdico chamado de Caleidoscópio onde cada grupo pode expor suas conquistas ao longo do ciclo. Este espaço chamou a atenção pela descontração, originalidade e pela diversidade das ações realizadas pelos grupos.

No Caleidoscópio a grande atração foram os jogos educativos que os grupos criaram baseados nos temas abordados durante o 2º ciclo.  O desafio para produção dos jogos foi lançado aos grupos e os comunitários surpreenderam a todos pela qualidade e criatividade das produções.

   

Espaço lúdico para exposição de trabalhos dos grupos gestores locais.

 

           Fábio, comunitário do projeto NEA-BC, durante o debate.     

O segundo dia ficou reservado para as oficinas que aconteceram simultaneamente dando oportunidade a todos de participarem de espaços lúdicos e educativos. Entre as oficinas o destaque foi o Jogo dos Conceitos, pois foi todo conduzido por jovens da Etapa Regional do Pró-Lideranças com monitoria da equipe técnica. O Jogo dos Conceitos inclusive se tornou um material pedagógico do Projeto NEA-BC e todos os grupos receberem um exemplar para utilizarem nas suas atividades locais.

Comunitários em ação durante a oficina do Teatro do Oprimido.

O Evento de Culminância e Avaliação faz parte da Etapa Regional do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças que acontece a cada ciclo do projeto. Na Etapa Regional são selecionados 30 jovens representantes dos 13 municípios. A proposta é de identificar lideranças e potencializar suas habilidades. Os jovens se aprofundam em temas já abordados na Etapa Local e tornam-se multiplicadores nas suas localidades. O Evento de Culminância agrega a conclusão da Etapa Regional e do Pró-lideranças, além do encerramento do ciclo o que faz do evento um marco para a transição dos ciclos. 

 

 

 

c