Notícias

21/10/15

NEA-BC

Jovens do NEA-BC participam do XVII ENCOB

Jovens do NEA-BC participam do

XVII ENCOB em Caldas Novas

O XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrograficas (ENCOB) aconteceu entre os dias 04 a 09 de setembro em Caldas Novas - Goiás e contou com a participação de dois jovens do Projeto NEA-BC: Fábio Oliveira dos Santos, comunitário e assistente de mobilização e logística de Cabo Frio e Philipe Lima Teixeira de Barros ambos representante nos Comitês de Bacias Hidrográficas do Lagos São João e Macaé e das Ostras, respectivamente.

Autoridades e convidados na mesa de debate

 

O ponto alto do encontro foi o Seminário da Agência Nacional das Águas (ANA) com o tema: Água, Comunicação e Sociedade, ministrado pela Assessora de Comunicação Social Claudia Dianni, momento em que foi apresentado o plano de comunicação da agência realizado nos anos de 2011 a 2015. O Programa de Comunicação do CBH do São Francisco teve destaque na apresentação da sua coordenadora, Malu Follador, que evidenciou as experiências desde a criação de uma identidade visual para o CBH, passando pelas mídias e redes sociais, até o processo de elaboração de uma campanha onde foram produzidos vários materiais como site, camisetas, folders, entre outros de forma a alcançar o maior número de adeptos à campanha.

O seminário apontou que a comunicação e a informação têm uma função importante no enfrentamento da crise hídrica, partindo do princípio que a comunicação produz ações e provoca mudanças e que a Comunicação é “Poder”!

Apresentação do Plano de Comunicação da ANA

 

Uma atuação importante de Fábio Santos, representante do NEA-BC, aconteceu junto aos jovens presentes no evento, com proposição de articulações para participação do Encontro Setorial de Juventude. Em reunião com os jovens, Fábio Santos pode compartilhar as experiências vivenciadas no Encontro do Comitê de Bacias do Rio de Janeiro (ECOB-RJ), além das participações nas Conferências Municipais da Juventude. O objetivo dessa articulação foi de propor uma participação mais ativa dos jovens nos Comitês de Bacias das suas localidades.

O Encontro Setorial contou com cerca de 70 jovens de vários estados, entres eles muitos universitários que participavam do evento pela primeira vez. O mediador foi o Marcos Santana, do Instituto Terrazul, que apresentou aos jovens o documento a ser utilizado como base para as discussões na plenária. Vale ressaltar que este documento base foi produzido no ECOB-RJ com relevante participação do NEA-BC.

Autoridades, convidados e universitários formaram a maior parte do público presente

 

Jovens do NEA-BC fazem intervenção no ECOB-RJ

O III Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB-RJ) aconteceu em Nova Friburgo, entre os dias 26 a 28 de agosto e teve a participação dos Grupos Gestores Locais de: Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Macaé, Rio das Ostras e Saquarema, além da equipe técnica. O evento que debateu sobre a gestão compartilhada da água recebeu 22 representantes do Projeto NEA-BC.

O jovem, Mateus Silva, GGL de Armação dos Búzios, falou com grande propriedade dos encaminhamentos discutidos pelo Grupo Setorial da Juventude. Mateus advogou pelo respeito ao protagonismo juvenil, dizendo que os jovens devem ser considerados como reais interessados na gestão dos recursos hídricos como atores importantes no processo de decisão. Neste momento algumas propostas foram apresentadas, entre elas: integrar os jovens aos comitês, inclusive na comissão organizadora do próximo ECOB-RJ; destinação pelo comitê de verba para participação de jovens nos Encontros Nacionais; criação de um Fórum Estadual pelas águas no Rio de Janeiro; ser introduzido por meio dos grêmios estudantis e conselhos de educação estudos sobre as questões relacionadas à água.

Importante destacar que a partir da intervenção qualificada de Mateus Silva abriu-se um espaço para que um jovem pudesse ocupar uma cadeira na composição da mesa do Fórum até o final do evento.

c