Notícias

17/04/20

FOCO

O PEA FOCO se reinventa em tempos de quarentena!

O FOCO, neste início de 2020, ao dar início à Fase 4 de desenvolvimento do PEA, teve como desafio manter o padrão de continuidade de atividades, iniciadas desde sua fundação em 2011, mesmo na quarentena imposta pela COVID 19. Nesta Fase 4, além do Norte Fluminense, se iniciam as atividades na Região dos Lagos e, com isso, a equipe técnica do projeto também cresceu: são 6 consultoras vindas de fora do Rio de Janeiro, 6 seis técnicas locais, sendo três já contratadas e 3 em fase de contratação e mais duas auxiliares administrativas, sendo uma local. Somando-se a isso trabalha-se constantemente com apoio logístico de pequenas empresas das próprias regiões de desenvolvimento do projeto que, ao nosso ver, fortalece os municípios de atuação do FOCO. Infelizmente, neste período de isolamento social, as pequenas empresas devem sofrer as consequências dessa parada forçada pela COVID 19, mas que se faz tão necessária para manter a saúde da população.

 

Durante a quarentena estamos mantendo contato constante com as sujeitas da ação educativa e participantes do PEA FOCO e das Cozinhas Pedagógicas. No mês de março contabilizamos, no WhatsApp, 115 contatos, em São Francisco de Itabapoana e 37, em São João da Barra, feitos diretamente com as mulheres, buscando motivá-las e trocar informações sobre os procedimentos, seja das políticas de auxílio econômico, seja de saúde, em tempos de coronavírus. Na Região dos Lagos houve, também, contatos com lideranças já conhecidas como Cleusa dos Remédios, de Arraial do Cabo, e Jane Oliveira, do Quilombo Maria Joaquina, em Cabo Frio. Além disso, se fez contatos com apoiadores externos que já participaram do projeto para trazerem uma palavra de apoio às mulheres, através de vídeos no grupo do FOCO no Facebook. Foram 79 publicações apenas em março, entre vídeos e demais notícias.

 

 

Como é aconselhado pelos profissionais de saúde, estamos mantendo viva a memória do grupo com fotos e vídeos de acontecimentos passados no projeto e que tiveram significância na vida dessas mulheres. 

Já a equipe técnica mantém reuniões periódicas semanais. No momento, a Região dos Lagos está realizando um estudo sistemático sobre as Fases anteriores do FOCO (projeto piloto) e desenvolvendo as atividades pertinentes ao Plano de Trabalho da Fase 4. A Região Norte Fluminense está estudando ações relativas aos Planos de Negócios das Cozinhas Pedagógicas. Nesta perspeciva, a coordenação pedagógica do PEA propõe exercícios simulados e a equipe tem pelo menos uma tarefa à distância para realizar durante toda a semana, apresentando os resultados em reunião on-line para o coletivo, através do Skype. Na última reunião, realizada em 15 de abril contou-se com a presença das representantes da Equinor, Pryscila Verly e Maíra Ventura.

 

 

 

 
c