Notícias

11/02/21

QUIPEA

Quipea na pandemia: Reuniões Virtuais com a Comissão Articuladora

Aconteceram nos dias dia 31 de outubro e 06 de novembro, respectivamente, a 25ª Reunião Ordinária e 3ª Reunião Extraordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea. Esses encontros além de promoverem a aproximação do projeto com as bases comunitárias, foram também uma oportunidade de realizar uma avaliação das atividades do projeto adaptadas à pandemia e planejar de forma participativa as próximas ações.

A 25ª Reunião Ordinária foi a terceira reunião realizada em formato virtual e como as anteriores manteve o número significativo de participação, com a presença de 16 membros da Comissão, além de representantes da Shell e membros da equipe executora do projeto, totalizando 43 participantes.

Nessa oportunidade, os representantes das comunidades quilombolas do Quipea puderam apresentar dúvidas sobre as principais atividades desenvolvidas pelo projeto nos últimos 02 meses e suas adaptações diante da pandemia causada pela COVID-19. Essas dúvidas foram respondidas pela equipe executora ao longo de toda a reunião. A equipe apresentou todas as atividades do plano de trabalho vigente, divididas entre:

1) Atividades que foram ou serão adaptadas: reuniões da Comissão Articuladora, Cartografia Social, Projetos de Base Comunitária, Apoio ao 20 de Novembro e Formação dos presidentes e diretores das Associações Quilombolas;

2) Atividades que foram criadas: Monitoramento nos municípios e comunidades dos casos de COVID-19, Grupo do Quipea no facebook (que traz sempre informações sobre as atividades desenvolvidas no projeto e discussões importantes para as comunidades quilombolas), Ação de sensibilização sobre cuidados contra a Covid-19 através de carro de som;

3) Atividades que serão realizadas em formato alternativo: Evento Cultural e o Intercâmbio cultural, que serão realizados com uma nova proposta e em formato virtual. Todas essas atividades atendendo os objetivos do projeto.

Como era uma pauta extensa e o formato virtual exige um tempo menor de duração das reuniões, ficou decidido pela realização de uma reunião extraordinária para tratar os assuntos que não foram possíveis de serem aprofundados durante a reunião.

 

Figura 1: Registro fotográfico da 25ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora (formato online)
 

Na 3ª Reunião Extraordinária do Quipea foram respondidas dúvidas dos representantes da Comissão sobre algumas atividades apresentadas no encontro anterior e foi criado um Grupo de Trabalho, formado por membros da Comissão Articuladora, para participar do planejamento das atividades que serão realizadas de forma alternativa, junto a equipe executora.

Mantendo os cuidados com a saúde e segurança, o Quipea continua executando as atividades previstas no Plano de Trabalho, monitorando os casos de COVID-19 e seus impactos nas comunidades quilombolas e planejando de forma participativa adaptações de algumas atividades necessárias ao cenário da pandemia.

 

Figura 2: Registro fotográfico da 3ª Reunião Extraordinária da Comissão Articuladora da Fase 3 (formato online)

 
c