Notícias

24/05/21

QUIPEA

QUIPEA SEGUE ATIVIDADES PREVISTAS EM MEIO À PANDEMIA

Diante do isolamento social necessário para o combate à pandemia de COVID-19, o Quipea segue desenvolvendo parte de suas atividades de forma remota, sempre com muito cuidado e dedicação!

Dentre as ações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2021, previstas no Plano de Trabalho da Fase 3, destacam-se:

  • Ações formativas da Comissão Articuladora do Quipea e da equipe executora
  • Reuniões da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea
  • Encontro com os participantes do Curso de Formação em Elaboração de Projetos
  • Implementação dos Projetos de Base Comunitária
  • Cartografia Social
  • Elaboração e distribuição da sétima edição do Quipea Informa nas comunidades quilombolas

Duas reuniões da Comissão Articuladora aconteceram no mês de maio – a 27ª Reunião Ordinária e a 4ª Reunião Extraordinária da Fase 3, nos dias 8 e 15, respectivamente. Os encontros foram momentos importantes para atualizações sobre o andamento de ações do projeto, apresentação de informes e orientações do Ibama para a conclusão da Fase 3, e deliberações da Comissão Articuladora (mandato dos representantes da Comissão e Projetos de Base Comunitária). Houve ainda o lançamento de novos canais informativos para a Comissão: o Boletim Informativo da reunião da Comissão, com os principais informes para as próximas deliberações do projeto, e o Balcão de Dúvidas, um espaço online com consultores e educadores de plantão.

Ainda em maio aconteceu um encontro virtual entre os participantes do Curso de Formação em Elaboração de Projetos, no qual lideranças dos Quilombos Baia Formosa (Armação dos Búzios, RJ), Machadinha (Quissamã, RJ) e Campinho da Independência (Paraty, RJ) compartilharam suas experiências no acesso a editais, com intuito de incentivar a prática de elaboração de projetos após a realização do curso.

Os Projetos de Base Comunitária, atividade que vem sendo desenvolvida de forma coletiva junto aos grupos de trabalho das 21 comunidades quilombolas do Quipea, estão chegando em fase de conclusão e avaliação final. Devido às restrições da pandemia, as oficinas planejadas por algumas comunidades não serão realizadas esse ano. Todo o processo de aquisição de produtos e serviços já está sendo finalizado.  Já a avaliação da atividade acontecerá no período de junho a julho de 2021, levando em consideração o caráter pedagógico e participativo de todas as etapas de elaborações dos projetos comunitários.

Após um período de revisão e ajustes, estão sendo finalizados os fascículos da Cartografia Social do Quipea das 14 comunidades que concluíram as atividades em campo antes do início da pandemia. A próxima etapa consiste na aprovação final do material pelas comunidades, seguida pela produção e distribuição dos fascículos nos quilombos. Vale ressaltar o compromisso de realização da Cartografia Social nas sete comunidades quilombolas pendentes durante a Fase 4, quando os Órgãos de Saúde permitirem a aglomeração segura de pessoas.

A próxima edição do Quipea Informa também já está sendo elaborada e aprofundará os pontos apresentados aqui. Vale destacar que a sétima edição da revista informativa do projeto foi distribuída em março nas comunidades, atendendo a todas as normas de saúde e segurança.

Muita coisa aconteceu, não é mesmo? E ainda há muitas atividades previstas para o próximo semestre, dentre elas, a avaliação da Fase 3 e a elaboração participativa do Plano de Trabalho da próxima fase. Fique ligado!

 

c