Notícias

04/11/21

QUIPEA

Eventos regionais com comunidades quilombolas marcam mais um passo rumo à fase 4 do Projeto Quipea

Focados na preparação da próxima fase do Quipea, os encontros e discussões seguem em ritmo acelerado para todos os representantes do projeto. Nos últimos meses, foram realizadas as Reuniões Regionais Preparatórias, separadas entre Lagos, Norte Fluminense e São Francisco de Itabapoana com Espírito Santo, além do III Encontro Regional das Comunidades Quilombolas do Quipea, que reuniu todos os públicos envolvidos no projeto, entre eles representantes comunitários, equipe executora e representantes da Shell Brasil e do Ibama.

 

As Reuniões Regionais Preparatórias, definidas como o Momento 4 do processo inicial de elaboração do plano de trabalho da próxima fase do Quipea, realizadas em agosto e setembro, tiveram como objetivo reunir as contribuições de cada comunidade sobre as Conquistas Estratégicas obtidas ou apoiadas pelo projeto. Também foram verificados os novos objetivos para a nova fase do Quipea, sempre respeitando os limites de atuação de um projeto de educação ambiental do licenciamento federal.

 

Nas primeiras reuniões, as partes envolvidas tiveram a oportunidade de discutir e definir as Conquistas Estratégicas, de acordo com um olhar mais amplo de cada região. Com os resultados, que foram apresentados no segundo bloco de reuniões, foi produzido um material único de cada localidade, com as Conquistas Estratégicas identificadas e seu nível de prioridade para serem alcançados na próxima fase do Quipea.

 

Também em setembro, no dia 25, foi realizado o III Encontro Regional das Comunidades Quilombolas do Quipea (Momento 5), que trouxe os resultados das Reuniões Comunitárias (Momento 3) e das Reuniões Regionais Preparatórias (Momento 4). O evento possibilitou que fossem definidos junto aos representantes as conquistas estratégicas comuns às 21 comunidades, que precisam ser fortalecidas na Fase 4 do projeto.

 

Um momento marcante do encontro foi a produção de uma “Facilitação Gráfica”, uma ilustração que mostrava, em forma de imagens, todas as informações e pontos tratados durante as discussões. O documento comprovava a importância do intercâmbio e da troca de experiências entre as comunidades. Tal movimento foi peça fundamental na realização de diversas Conquistas Estratégicas, que possibilitaram o desenvolvimento de diferentes ações dento dos territórios quilombolas.

Mais informações sobre as atividades do projeto, acesse: www.quipea.com.br

 

 

 

c