Notícias

13/04/22

QUIPEA

A caminho da Fase 4 do Quipea

Após a finalização do plano para a próxima frase do projeto, o Quipea segue a todo vapor nos preparativos para iniciar seu novo ciclo. Em Período de Transição para a Fase 4, o projeto segue realizando uma série de atividades com as 21 comunidades quilombolas participantes e avançando em questões estruturais que contribuirão para a qualidade das ações educativas na próxima fase, como por exemplo, o apoio para melhoraria das condições de sinal de internet nas comunidades.

 

De janeiro a maio de 2022, a equipe executora do projeto segue incentivando as comunidades e respectivas Associações Quilombolas a elaborarem projetos para as diferentes oportunidades de editais disponíveis. A equipe do Quipea prepara periodicamente Boletins Informativos de editais de interesse das comunidades, além de ajudar na elaboração dos projetos escritos pelas comunidades.

Primeiro encontro da Formação Continuada da Equipe Executora sobre Controle Social e Participação em Espaços Públicos de Gestão – 10/02/2022

Neste período também acontecerá a escolha de representantes da Comissão Articuladora do Quipea, por cada comunidade quilombola participante, atividades previstas para acontecerem em abril de 2022.
 
A primeira reunião ordinária, em 2022, da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea acontecerá logo após as Reuniões Comunitárias de escolha de seus novos representantes, marcando o início de seus trabalhos no acompanhamento do projeto e ainda contato com importante atividade formativa desses comunitários.
 
Capa da décima edição do Boletim Informativo Quipea Informa

Nos canais de comunicação do projeto (site, grupo do Quipea no Facebook e boletim informativo Quipea Informa) você pode encontrar atualizações periódicas das suas principais atividades e notícias. Em abril, a 10ª edição do Quipea Informa será entregue para todas as famílias das 21 comunidades quilombolas. Além disso, a equipe executora realizará uma avaliação destes canais de comunicação, buscando o aprimoramento e melhor comunicação com as comunidades quilombolas.

 

Para que tudo isso aconteça, a equipe executora do Quipea está se preparando continuamente. Entre fevereiro e março de 2022, foram realizados três encontros formativos, onde puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os temas: Controle Social e Participação em Espaços Públicos de Gestão.

 

Vale lembrar que, como projeto de mitigação condicionante de licenças, essa etapa de transição para a Fase 4 foi submetida à aprovação do Ibama, assim como Plano de Trabalho da Fase 4 que acaba de receber sua aprovação. A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2022 a equipe esteja formada para iniciar as atividades da nova etapa do Quipea.

c