Notícias

15/09/22

QUIPEA

32ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora do Quipea é realizada em Quissamã

Nos dias 3 e 4 de setembro os representantes das comunidades quilombolas do Quipea participaram da 32ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora. O encontrou ocorreu na comunidade quilombola de Machadinha, em Quissamã (RJ), e contou com a participação de 50 pessoas, entre comunitários de dezessete comunidades quilombolas integrantes do Projeto, equipe executora e representantes do IBAMA e da Shell.

O encontro teve como finalidade aprofundar os conhecimentos acerca do Plano de Trabalho da Fase 4 do Quipea, e partiu das contribuições do representantes da Comissão Articuladora aos quatro objetivos específicos que integram o Plano, a saber: avaliação do Projeto em todas as suas Fases; reforço da autonomia comunitária para manutenção das conquistas do Projeto; aumento da capacidade de enfrentamento aos impactos da cadeia de petróleo e gás e fortalecimento dos canais de comunicação entre a comunidade quilombola e a sociedade em geral.

Na ocasião foi possível a troca de informações entre as comunidades o intercâmbio de ideias e saberes, no qual destacou-se a apresentação de Jovana Azevedo, comunitária da Comunidade de Bacurau (RJ) e integrante do grupo de jongo de Machadinha (RJ). A jovem quilombola mostrou exemplos de gestão de projetos conquistados através de editais de fomento à cultura negra e quilombola, como Escola de Jongo e Festival Gastronômico. Os exemplos geraram proveitoso debate, e estimularam os participantes para o início das reuniões de apoio mútuo para editais, previstas para a Fase 4 do Quipea.

Além do apoio mútuo, outras atividades foram apresentadas como próximos passos do Quipea, entre elas a retomada da Cartografia Social, momento de resgate da memória social das comunidades quilombolas por meio de oficinas cartográficas e campos de mapeamento, a serem realizadas entre setembro e novembro de 2022.

Para o encerramento do primeiro dia de atividades, os participantes da 32ª Reunião foram convidados a assistir à roda de jongo da comunidade de Machadinha, entoada por Mestre Gilson, um dos griôs daquela região.

 

  

   

O próximo encontro com a Comissão Articuladora acontecerá em formato remoto, durante a 2ª Formação do Colegiado, prevista para outubro de 2022

 

c