Notícias

02/12/15

NEA-BC

O Terceiro Ciclo do Projeto NEA-BC já Começou

O novo ciclo do Projeto NEA-BC iniciou em novembro e a Associação NEA-BC abraçou o desafio de fortalecer a instituição para conduzir os planos de trabalho locais sem a presença constante de uma consultoria. A primeira ação do projeto neste ciclo foi a ampliação da equipe que hoje esta composta por uma coordenadora de educação; uma pesquisadora social; uma assessora de comunicação; um advogado; uma assistente de coordenação; a coordenadora executiva; duas assistentes uma administrativa e outra financeira. E para atender os Grupos Gestores Locais (GGLs) a Associação tem um time de nove técnicos de campo, além de um assistente de mobilização para cada um dos 13 municípios. Para comportar a ampliação da equipe e os novos desafios do projeto a sede da Associação mudou de endereço desde o final do 2º ciclo e está situada na Rua Doutor Beda – 206 – Parque Rosário em Campos dos Goytacazes.

Mesmo em fase de transição e estruturação para o novo ciclo os grupos locais estão em plena atividade e dando continuidade aos trabalhos já iniciados. Em destaque alguns eventos em que o NEA-BC teve participação durante o mês de novembro:

31/10 e 01/11 – Conferência Estadual da Juventude no Rio de Janeiro

Nos dias 30 de outubro e 1º de novembro os jovens do NEA-BC participaram da 3ª Conferência Estadual de Juventude, no Rio de Janeiro, que teve como tema "Um Rio de Juventudes – Participação e Diálogo para Avançar Mais". O NEA-BC marcou sua participação e teve os GGL's Marissol Junqueira de São Francisco do Itabapoana, Mateus Silva de Armação dos Búzios e Wellington Gomes de Quissamã eleitos como delegados para a Etapa Nacional da Conferência da Juventude. 

 

09/11 - Seminário de Responsabilidade Social do IBP

O Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) participou do 7º Seminário de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis que aconteceu no dia 09 de novembro. A pesquisadora social da Associação NEA-BC, Isroberta Araújo, apresentou o projeto, sua estrutura e os resultados do 2º ciclo. Na oportunidade foi abordado sobre as articulações realizadas entre os projetos de educação ambiental da região e sua importância para a mobilização dos comunitários locais. Estiveram presentes no seminário o Ibama e a Petrobras além de diversas outras empresas que atuam em projetos de educação ambiental, entre elas, Shell, Queiros Galvão, Statoil e Soma.

 

12 e 18/11 – Audiência Pública da LDO em Quissamã

O NEA-BC teve aprovação por unanimidade de propostas apresentadas ao Legislativo de Quissamã, na Audiência Pública da LDO, nas votações da Câmara ocorridas nos dias 12 e 18 de novembro. As propostas apresentadas pelo grupo gestor de Quissamã foram as seguintes: Municipalização do Transporte; Municipalização do Trânsito; Plano de Mobilidade Urbana, envolvendo a revisão do Plano Diretor; e uma Unidade Básica de Saúde da Família que atenda as comunidades da Lagoa Feia e Farinha Seca. Foi aprovado também a proposta elaborada pelo Assistente de Mobilização e Logística - AML e presidente da Associação de Quilombolas, Wagner Nunes, sobre o turismo em Machadinha.

 

12/11 – Moção de congratulações e aplausos para o GGL de Búzios

A Associação NEA-BC, representada pelo Núcleo Operacional de Armação dos Búzios, recebeu Moção de Congratulações e Aplausos pelos relevantes trabalhos desenvolvidos no município, em sessão solene realizada pela Câmara. O Grupo Gestor Local de Búzios vem realizando diversos estudos sobre sua bandeira de luta, o Saneamento Básico, além de marcar presença nas audiências públicas, dialogar com o poder legislativo e executivo e realizar encontros educativos nas escolas.

 

15/11 – I Conferencia Livre de Juventude e Meio Ambiente

Os Grupos Gestores de Macaé, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e Campos dos Goytacazes participaram em articulação junto com o Rema e Territórios do Petróleo da I Conferência Livre de Juventude e Meio Ambiente que aconteceu no dia 15 de novembro. Foi um momento de grande incentivo à participação dos jovens na elaboração de políticas públicas e da garantia de suas execuções. Vale ressaltar que os jovens dos projetos participantes atuaram na comissão organizadora de todo evento.

 

28/11 – Reunião Pública da Petrobras – Rede Comunidade

Este ano o tema da Reunião Pública - Rede Comunidade, Projeto de Comunicação Social Regional da Bacia de Campos – PCSR-BC é “Movimentos para cidadania ambiental” dentro desta proposta o Projeto NEA-BC foi convidado para apresentar suas conquistas em cada região aonde o evento acontece. Além disso, o projeto contou com um estande destinado a sua divulgação e a mobilização de novos participantes para os grupos locais.

No sábado, dia 28 novembro, o evento aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFF) e contou com a participação da Diretora da Associação Neide Toledo que expôs os resultados e conquistas dos grupos da região Norte, a saber: Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e Quissamã.

Os próximos eventos acontecerão no dia 05 de dezembro em Rio das Ostras, no Centro de Convenções Vilarejo e atenderá os municípios de Casimiro de Abreu, Macaé, Carapebus e Rio das Ostras. No dia 12 de dezembro, em Búzios, no Hotel Atlântico Búzios, serão contemplados os municípios de Maricá, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios. 

c