REMA
Apresentação

O Projeto Rede de Estudos para o Meio Ambiente - Projeto REMA - tem como principal objetivo a organização comunitária de jovens ligados à pesca artesanal, na perspectiva de contribuir para uma participação qualificada destes na gestão pública. O projeto visa, ainda, promover o reconhecimento e a valorização da identidade das comunidades pesqueiras e o sentimento de pertencimento dos jovens a estas comunidades. Hoje, mais de 130 jovens são contemplados nessa rede!

O REMA teve início em março de 2013, sendo atualmente formado por cinco coletivos de jovens que integram esta rede regional. Os coletivos se formaram no âmbito do projeto e se encontram regularmente nas cinco sedes deste, dispostas nos municípios de Cabo Frio, Macaé, São João Barra, São Francisco de Itabapoana - no Rio de Janeiro - e Itapemirim - no Espírito Santo. Estes municípios são os locais onde se identificou interposição da atividade de pesca artesanal com as operações do Campo de Frade.

Os jovens participam de oficinas de formação que utilizam recursos pedagógicos variados, realizam eventos comunitários para defesa de suas causas e desenvolvem diversos materiais informativos sobre suas ações. Além disso, na busca de intervir nas questões socioambientais de seus territórios, participam de encontros regionais de articulação das ações locais, desenvolvendo o protagonismo da juventude de forma regional.

Em sua última Fase, desenvolveu um Diagnóstico sobre a relação entre a juventude e a pesca artesanal nos cinco municípios abrangidos pelo projeto. A pesquisa visou identificar as formas contemporâneas de reprodução da pesca artesanal. Os resultados do Diagnóstico trouxeram um retrato da pesca artesanal na região, e dentre outras questões, demonstrou o quanto ela continua sendo uma alternativa de trabalho viável para o sustento de muitas famílias da região.

O REMA foi finalizado em dezembro de 2020 e o novo Projeto de Educação Ambiental do Campo de Frade, sob responsabilidade da operadora Petrorio, chama-se Rede Observação.

Você pode conhecer mais sobre esse novo projeto através dos nossos canais de comunicação: 

SITE   www.pearedeobservacao.com.br

INSTAGRAM @pearedeobservacao

https://www.instagram.com/pearedeobservacao/

FACEBOOK @pearedeobservacao

https://www.facebook.com/pearedeobservacao

TWITTER @redeobservacao      

https://twitter.com/redeobservacao

YOUTUBE : https://www.youtube.com/channel/UCz-qRDCUksAvEGPmbcjc58Q

 

c