REMA
Notícias

31/07/15

REMA

O Grupo MOVEM foi checar a inauguração do novo Mercado de Peixe de Macaé. Confira!!

Inauguração do Mercado Municipal de Peixe   

No dia 28 de Junho de 2015, ocorreu em Macaé a inauguração do Novo Mercado de Peixe, importante local de comercialização do pescado na cidade. Para que a população local pudesse conferir as mudanças no local, a inauguração foi realizada sem a ocupação das bancas destinadas aos pescadores, que puderam ocupá-las no decorrer da semana seguinte.

     Em funcionamento desde 1924, o Mercado de Peixe é um local de referência para comercialização e compra de pescado na cidade, chegando a receber nos fins de semana mais de mil visitantes em busca de peixes e frutos do mar frescos e de qualidade. A inauguração de um novo espaço é um marco para a cidade, tendo em vista que o mesmo conta com uma infraestrutura moderna que atende às mais rigorosas regras de higiene e controle de qualidade do que é comercializado.
 
     O cronograma da cerimônia de abertura oficial do Mercado contou com o discurso do prefeito de Macaé, Dr. Aluizio Junior, e com a presença de representantes dos governos municipal e estadual e de instituições que atuam no âmbito da pesca, como por exemplo, a FIPERJ - Fundação Instituição da Pesca do Estado do Rio de Janeiro, representada pelo Sr. José Essiomar Gomes. Além disso, a inauguração foi marcada por diversas atividades culturais, incluindo o concerto musical do grupo Aviva.
 
     Para acompanhar de perto a inauguração, os jovens do Movimento Eco-social Mero – MOVEM, coletivo de jovens formados no âmbito do Projeto REMA, foram até o Mercado Municipal de Peixe conferir a nova estrutura do espaço e entrevistar moradores e pescadores sobre a expectativa da inauguração. Na ocasião, os jovens entrevistaram também o prefeito da cidade, que falou sobre a importância do novo Mercado para a valorização da pesca artesanal, atividade econômica de grande importância para a história do município. 
 
      Para o grupo, esta foi uma excelente oportunidade de estreitar laços com a comunidade Macaense e, sobretudo, dar início às atividades do Grupo MOVEM que tem como missão: “Contribuir para o resgate e valorização da pesca artesanal, promovendo intervenções sociais (...)”.
 

 

Voltar

c