REMA
Notícias

07/08/15

REMA

Etapa I do Projeto REMA encerrada com sucesso!

No primeiro semestre de 2015 foi a vez da Etapa I do Projeto REMA, que pretendeu fortalecer e organizar o grupo de jovens de São Francisco de Itabapoana, participantes do REMA, a fim de construir e executar o Projeto de Intervenção Socioambiental nas próximas Etapas, que trará melhorias para a comunidade.

Na primeira oficina da Etapa I, foram apresentados alguns formatos de organizações sociais existentes e abordada a importância de conhecer os movimentos sociais e outros grupos organizados da região, para entender melhor seu funcionamento e as intervenções que já ocorrem na comunidade. A partir desse momento, os jovens identificaram diferentes organizações sociais do município e marcaram as visitas. Assim, na primeira Atividade de Desenvolvimento, o grupo visitou as organizações e realizou entrevistas com seus representantes.

                                                  

Dia 16/05, foi a vez da segunda oficina desta Etapa, na qual os jovens puderam apresentar os resultados das visitas às organizações e expressar como foi importante para o fortalecimento do grupo conhecer diferentes formas de se instituir, as dificuldades que esses grupos enfrentam e as ações que realizam no município. Além disto, escolheram em que formato gostariam de se organizar, baseado no que viram na Oficina I.01. Como alguns jovens não puderam ir às organizações nas primeiras visitas, eles se reuniram após a segunda oficina para marcar sua ida à outras instituições e também pensar em nomes que refletiam o grupo.

Na terceira oficina da Etapa I, foram discutidas as motivações e causas para que se estruture enquanto organização social o grupo de jovens no município. Foram utilizadas notícias, imagens e vídeos para discutir o pertencimento dos participantes no Projeto. Depois de bastante debater sobre isto, foi proposta aos jovens a construção de uma identidade coletiva, começando por determinar: Missão, Visão e Valores do grupo, que originaria um documento de apresentação, encaminhado para a segunda Atividade de Desenvolvimento. Também, foram apresentadas formas de uma instituição se organizar internamente para apontar as diferentes possibilidades para o grupo. 

Já a Oficina Elaborativa I.04 iniciou-se com um jogo do Teatro do Oprimido, que tem como objetivo descontrair e trabalhar o ritmo. Em seguida, a educadora abriu um diálogo com os jovens destacando a importância da construção dos documentos de apresentação e organização interna do grupo, o primeiro estabelece princípios e torna claros os objetivos do grupo e o segundo mostra como o grupo se organiza internamente. Logo, os jovens fizeram uma revisão coletiva do que já tinha sido elaborado dos documentos, realizando ajustes quando necessário. Para a terceira Atividade de Desenvolvimento, foi encaminhada a finalização dos documentos de apresentação e de organização interna. 

Na última oficina da Etapa I, que teve por objetivo revisar e validar o documento final que rege o coletivo, foi a vez do grupo, que se intitulou Coletivo de Jovens em Conexão Ambiental, ler o documento de apresentação e organização interna do coletivo que foi elaborado nas Atividades de Desenvolvimento I.02 e I.03, e validá-los. Em seguida, a educadora pediu aos jovens que pensassem em uma bandeira que refletisse o grupo, mostrando exemplos de movimentos sociais existentes. Cada um do grupo começa a construção da bandeira que represente o Coletivo de Jovens em Conexão Ambiental e depois a construção se dá de forma coletiva em uma tela grande.

 

O objetivo da Etapa I foi então alcançado com sucesso! Rumo à Etapa II!

 

 

Voltar

c