REMA
Notícias

03/11/14

REMA

O tão esperado Teatro do Oprimido chega aos Remadores de São João da Barra!

O tão esperado Teatro do Oprimido chega aos Remadores de São João da Barra!

“O ser humano descobre que pode observar-se. Ao ver-se, percebe o que é, descobre o que não é, e imagina onde pode ir.” Com ideologia de Augusto Boal (dramaturgo, diretor de teatro e idealizador do CTO - Centro de Teatro do Oprimido), essa foi à sensação trazida aos jovens no dia 30, na primeira atividade do CTO em São João da Barra.

Representando o CTO, o Rema recebeu a presença do Flavio Sanctum, “coringa” que compõe a equipe do Teatro no Rema, que trabalhará especialmente em SJB.

Para promover uma dinâmica de diálogo constante entre os jovens e a comunidade, o Projeto REMA incorpora neste Plano de Trabalho II técnicas de teatro como recursos pedagógicos, pois estes permitirão desenvolver um processo dialógico que alia o entendimento que os jovens fazem sobre os interesses comunitários com a compreensão da comunidade de que esses jovens estão trabalhando seus interesses.

Nos ciclos V e VI, o exercício do teatro visa estimular os jovens para mobilizar (provocar) a comunidade para as discussões públicas de interesse comunitário.

Nessa primeira oficina foram trabalhadas dinâmicas em torno das seguintes questões: O que é teatro? Qual a finalidade do TO no REMA ? E também jogos como: Bons Dias/ Contrário de Jackson/ Hipnotismo Colombiano/ 1, 2, 3 de Bradford/ Batizado / Máquina Rítmica/ Floresta de Sons/ Completar Imagem com tema.

“Todos estavam muito animados e com vontade de fazer a atividade. Se divertiram bastante com os jogos, riram, brincaram, e nos momentos de discussão participaram ativamente.” - Confirma o coringa Flávio.

Os destaques da Oficina foram o Hipnotismo Colombiano e Maquina Rítmica, onde os jovens foram provocados a pensar no seu papel dentro do Projeto. Mas, essa discussão apenas se inicia, pois as oficinas de Teatro acontecerão ao longo do Ciclo, de 15 em 15 dias, intercaladas as atividades pedagógicas, que tomarão como pano de fundo essa temática mais profundamente daqui pra frente.

Flavio conduzindo a atividade Hipnotismo Colombiano

A técnica Hipnotismo Colombiano foi um dos destaques da oficina

Jovens durante uma das atividades propostas

CTO e Projeto REMA

 

Voltar

c