Notícias

13/04/22

QUIPEA

Curso de Formação de Presidentes e Diretores das Associações Quilombolas

Realizado no final de 2021, o Curso de Formação de Presidentes e Diretores das Associações Quilombolas teve como principal objetivo apoiar a sócio produção das comunidades, como por exemplo as produções agrícolas, pecuária e artesanato, com base na troca de conhecimentos e experiências sobre a produção local, eventuais parcerias entre as Associações Quilombolas e demais lideranças escolhidas. Além da elaboração, organização e disponibilização de informações estratégicas para as Associações e produtores.

 
 
 

1º Módulo do Curso de Presidentes e Diretores das Associações Quilombolas

A atividade foi dividida em dois módulos, “Apoio ao Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais por meio da Articulação com Movimentos Sociais e Instituições Públicas” e “Arranjos Produtivos Locais na Fase 4 do Quipea e os Cadernos Regionais”, realizados em formato remoto, com carga horária total de quatro horas e contando com a participação de presidentes e membros das Associações Quilombolas e da equipe executora do Quipea, além de uma consultora especialista.

 

O primeiro módulo foi direcionado para a troca de experiências sobre a produção local e suas expressões culturais, com compartilhamento de informações sobre instituições públicas e movimentos sociais capazes de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. Já o segundo módulo, ficou focado na apresentação de “Cadernos Regionais”, material pedagógico, elaborado a partir da Cartografia Social do Quipea, que apresenta o levantamento da sócio produção de cada comunidade quilombola e os potenciais parceiros públicos e privados, além de outros dados complementares obtidos em arquivos do projeto, em acervos digitais de instituições públicas e ONGs.

 
 
 

2º Módulo do Curso de Presidentes e Diretores das Associações Quilombolas

Além de permitir o aprimoramento das atividades dos quilombos e buscar soluções para questões vividas no seu dia a dia, o Curso de Formação de Presidentes e Diretores das Associações Quilombolas também foi de suma importância para a compreensão socioeconômica das comunidades pelos participantes do projeto.

c