Notícias

24/02/23

QUIPEA

Coletividade e entusiasmo marcaram o lançamento das atividades do Quipea em 2023

No dia 28 de janeiro de 2023 aconteceu o primeiro encontro do ano entre representantes das comunidades quilombolas do Quipea, equipe executora e representante da Shell: a 33ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea.

Realizada em formato virtual, a atividade reuniu cerca de cinquenta e um participantes, incluindo representantes de quatorze comunidades quilombolas.

Registro dos participantes na 33ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora do Quipea

A reunião proporcionou um valioso momento de troca de informações sobre as atividades do Quipea e sobre o papel da comunicação social no Licenciamento Ambiental, com destaque para apresentação do Programa Macrorregional de Comunicação Social (PMCS) e as atividades de comunicação realizadas pela Shell na área de influência de seus empreendimentos, na Bacia de Campos.





Apresentação do Programa Macrorregional de Comunicação Social (PMCS)

As educadoras socioambientais atualizaram os informes sobre os eventos de destaque dentro das comunidades que fazem parte das três regiões que compõem o projeto, Lagos, Norte Fluminense e São Francisco de Itabapoana com Espírito Santo. Foram citadas participações em cursos e oficinas na área de artesanato, gastronomia e saúde, além da presença de alguns comunitários em espaços de discussão sobre direitos humanos e em encontros do movimento negro.

Também foram destacadas ações empreendedoras realizadas pelas associações quilombolas, tais como: lançamento da coleção de moda praia do Quilombo Maria Joaquina (Búzios – RJ), a criação do roteiro étnico-cultural quilombola? de Aleluia, Batatal e Cambucá (Campos dos Goytacazes – RJ) e a inauguração da Fábrica de Biscoito Raíz do Quilombo, de Deserto Feliz (São Francisco do Itabapoana – RJ).

Em seguida, foi realizada uma apresentação dialogada sobre os encaminhamentos das solicitações apresentadas na 32ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora, em setembro de 2022. Neste momento, os representantes da comissão puderam esclarecer suas dúvidas e contribuir com as propostas apresentadas pela equipe.






Encaminhamentos das solicitações apresentadas pela Comissão Articuladora do Quipea

A reunião foi finalizada com apresentação dos próximos passos do projeto e a exibição de um vídeo retrospectivo do início da Fase 4, momento de muita emoção e alegria dos participantes.

Além das reuniões periódicas da Comissão Articuladora, outras atividades do Quipea estão previstas para 2023, como o 7º Evento Cultural Quilombola, as Visitas Orientadas entre as Comunidades, o Lançamento de 7 fascículos da Cartografia Social, o Fomento à participação nos espaços públicos de gestão, o apoio ao 20 de novembro – Reflexões da Consciência Negra e as Reuniões de Apoio Mútuo e de Acompanhamento de Editais e Projetos.

A Comissão Articuladora tem papel fundamental no compromisso educativo do Quipea e no sucesso da gestão participativa das 21 comunidades que compõem do projeto.




Momentos do vídeo de retrospectiva dos primeiros 6 meses da Fase 4 do Quipea

 

c