OBSERVAÇÃO
Apresentação

Projeto de Educação Ambiental Observação realizado sob a responsabilidade da PetroRio é constituído por Observatórios que são associações comunitárias que têm como objetivo identificar, monitorar e encaminhar os impactos socioambientais da cadeira produtiva de petróleo e gás na região nos municípios sob a influência do empreendimento Campo de Polvo.

O projeto é realizado em nove municípios: Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra e é desenvolvimento junto a representantes da sociedade civil, comunidades quilombolas, pescadores artesanais, agricultores familiares, entre outros.

Durante as reuniões de acompanhamento da equipe técnica do projeto, os integrantes de cada Observatório escolhem tema, localidade e grupo prioritário que serão monitorados em relação às transformações socioambientais relacionadas à cadeia produtiva de petróleo. Para realizar esse trabalho são adotadas metodologias que relacionam os instrumentos de monitoramento e avaliação com ferramentas da educação popular como o teatro do oprimido e a comunicação popular. Essas linguagens foram escolhidas para tornar mais acessíveis os resultados das questões e/ou dos temas que foram monitorados e avaliados, facilitando, desse modo, o processo de participação e controle social.

Após o término da sua quinta fase, o PEA Observação foi finalizado em dezembro de 2020. O novo Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo chama-se Rede Observação e foi iniciado em maio de 2021. 

Você pode conhecer mais sobre esse novo projeto através dos nossos canais de comunicação: 

SITE   www.pearedeobservacao.com.br

INSTAGRAM @pearedeobservacao

https://www.instagram.com/pearedeobservacao/

FACEBOOK @pearedeobservacao

https://www.facebook.com/pearedeobservacao

TWITTER @redeobservacao      

https://twitter.com/redeobservacao

YOUTUBE : https://www.youtube.com/channel/UCz-qRDCUksAvEGPmbcjc58Q

 

 

c