OBSERVAÇÃO
Notícias

16/06/23

OBSERVAÇÃO

Comunidade ribeirinha do Chavão utiliza tribuna da Câmara de Vereadores

Associação de Catadores Pescadores Aquicultores e Moradores do Chavão, representada pelo seu presidente, o pescador Alceir França, utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Cabo Frio no dia 15 de junho. O grupo buscou solicitar a assinatura do prefeito ao pedido de doação do terreno para construção da sede da associação que foi apresentado pelo Vereador Alexandre da Colônia no dia 30 de maio e aprovado por todos os vereadores presentes em sessão da Câmara.
 
Alceir também mencionou as demandas do grupo, como falta de acesso e de existência de políticas públicas na localidade, crescimento populacional desordenado, perda de território pesqueiro, especulação imobiliária e conflitos com Unidade de Conservação. Frente aos conflitos ambientais, a comunidade ribeirinha está se posicionando na gestão ambiental pública, principalmente sobre o processo de desocupação de suas casas, mesmo sendo uma comunidade tradicional reconhecida dentro do PGL (Plano de Gestão Local) da Apa do Rio São João.
 
Após notificar os presentes sobre as demandas sociais da comunidade, Alceir agradeceu em nome da associação pela inauguração da primeira linha de ônibus que começou a circular na comunidade até Botafogo e ressaltou a importância de uma linha que levasse até o centro da cidade. Por fim, foram reconhecidos os esforços dos vereadores, a parceria com o PEA Rede Observação, Pescarte, ICMBio, Ecovida, FIPERJ, Colônia Z4 e principalmente o  do vereador Alexandre pela indicação para a doação do terreno.

 

Voltar

c