NEA-BC
Proposta

Com objetivos que enfatizam a organização comunitária e o fortalecimento da participação popular, no âmbito municipal e regional, neste caso configurada pela ideia de rede, a proposta do Projeto NEA-BC está centrada no desenvolvimento de processos educativos realizados pelos seus Núcleos Operacionais.

Cada Núcleo (NÓ) dispõe de uma estrutura física que inclui uma sede equipada com acervo de livros, Internet, câmeras de filmagem e fotográfica, notebooks, entre outros recursos. Conta também com apoio de um Assistente de Mobilização e Logística (AML), quase sempre um jovem com reconhecida atuação e grande potencial de liderança e cuja principal função é a mobilização dos atores sociais locais.

Para viabilizar as suas ações e/ou suas atividades, o NÓ conta ainda com voluntários que integram os Grupos Gestores Locais (GGLs), que orientados por metodologias participativas, constroem juntos os diversos projetos locais de intervenção e que são realizados durante diferentes ciclos. Cada ciclo dura dois anos, sendo que os últimos seis meses são dedicados a oficinas de construção coletiva dos projetos locais que, depois de aprovados pelo IBAMA, serão implementados nos próximos dois anos. O objetivo principal dos projetos locais do 2º ciclo é incidir nas políticas públicas, influenciando na sua formulação e na alocação de recursos públicos.

Os GGLs realizam reuniões quinzenais para diálogos, discussões, pesquisas, estudos dirigidos, redação de notícias, decisões de ações externas, além do planejamento e execução de diversas outras ações/atividades. Todas essas ações/atividades são mediadas por um técnico de campo: profissional capacitado, cuja função é estimular a desejada participação popular e o exercício da cidadania.

Os técnicos de campo são orientados pela coordenação executiva da Associação NEA-BC que, por sua vez, conta com o apoio de uma assessoria externa para a construção e execução do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças. Tal programa, base para a realização das demais ações do projeto, acontece em duas etapas: (1) a local que oportuniza a participação de até 35 moradores locais e (2) a regional que tem como foco potencializar a capacidade de liderança de jovens.

 

c